Sempre pare o motor antes de iniciar qualquer trabalho de manutenção.
Puxe o freio de estacionamento para assegurar que o trator não se mova. Em solo desigual, as rodas devem ser calçadas.
Limpe o trator em todas as condições de trabalho de manutenção. Limpe completamente todos os tampões e bujões, assim como as peças circundantes do trator antes de abastecê-lo com combustível ou óleo.
Inspecione o óleo e filtros quando trocá-los. Grande quantidade de sujeira (por exemplo, filtros muito entupidos) pode ser um sinal de que o trator está operando em condições adversas, necessitando assim de uma atenção maior nesses itens, evitando reparos caros e extensos.
Quando fizer manutenção em seu trator, convém estacionar em solo horizontal.
Os níveis devem ser verificados, preferencialmente, antes de colocar o motor do trator em funcionamento, enquanto o óleo estiver frio e depositado no fundo.
Após completar o trabalho de manutenção, recoloque todos os tampões. Nota: Ao lavar o trator, não deixe que a água atinja os equipamentos elétricos.
A experiência tem mostrado que a manutenção periódica corretamente efetuada é o método mais eficaz para obter o rendimento máximo e a maior durabilidade de seu trator.
A manutenção é denominada periódica porque os serviços devem ser executados em intervalos de tempo especificados. Desta forma, para facilitar a organização do trabalho, deve ser seguida a tabela de serviços e de lubrificação preventiva, anexada nesse manual.
Devemos ressaltar, entretanto, que os intervalos de manutenção estipulados, foram determinados considerando que o trator é utilizado em condições normais de trabalho. Em serviços com condições extremamente adversas e mudanças climáticas bruscas, recomendamos verificar e executar os itens do plano de manutenção, em intervalos menores que os aqui estabelecidos.
Quando substituir o óleo do motor, EVITE O CONTATO com o óleo drenado, pois este estará aquecido e pode provocar queimaduras. O óleo e os filtros usados devem ser manejados com cuidado e colocados em locais adequados.
Limpe os pontos de lubrificação antes de aplicar a pistola de engraxar.
Aplique a graxa através dos niples, até que a mesma saia limpa do outro lado (a menos que indique o contrário).
Limpe a graxa em excesso por fora dos niples de lubrificação.
Lubrifique os pontos de articulações sem cargas e em diferentes posições. Por exemplo, lubrifique as articulações da direção no eixo dianteiro com ambas as rodas totalmente travadas e com o eixo erguido.
Amaciamento (somente para trator novo ou componente recondicionado).